quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Trabalhando com conjuntos


Conceitos

 


Corpo e movimento

     "É preciso que a criança conheça e compreenda seu corpo para controlar seus movimentos."  Roberto Giancaterino

     Trabalhar o esquema corporal na aprendizagem dos pequenos, faz com que eles deste de cedo identifiquem as partes do corpo, desenvolvendo assim a percepção, a autonomia e a representação espacial.

     Atividades e estratégias

1 - Em roda incentivar as crianças observar e perceber seu corpo e os de seus colegas . Pode utilizar um espelho para que todos possam olhar seu reflexo e verbalizar o que veêm , nomeando as partes do corpo.
2 - Dividir com as crianças folhas ao meio. Em uma parte, cada um deverá desenhar seu próprio corpo e na outra metade, o coleguinha ao lado. Fazer uma exposições com as produções , valorizando o trabalho da turma.
3 - Desenhos das partes (separadas) do corpo colados no papel-cartão com pedaços de velcro na parte de trás de cada uma das peças. Num pedaço de feltro fixado na parede ou na lousa, no tamanho adequado para as crianças brincarem. Fixar as ilustraçoes das partes do corpo para formar o menino e a menina. Peça que observem e percebam as semelhanças e as diferenças. Após pedir que cada um montem esses bonecos de olhos vendados. Cada um em sua fez colocará as peças no lugar onde achar mais adequado, até montar o boneco.Então, retirar a venda e peça que os alunos observem os resultados, analisando os erros e os acertos. As crianças notarão que perceber a figura pelo tato é completamente diferente de construir uma imagem visual dela, a exploração visual e maior que a tátil.
4 - Com o papel kraft escolher um menino e uma menina e pedir que deitem sobre a folha, para que as outras crianças contornem seus corpos utilizando giz de cera. Depois, todos deverão completar o contorno feito, desenhando olhos, nariz, boca, cabelos, orelhas, roupas...
5 - Falar sobre o corpo humano, suas funções e as semelhanças e as diferenças entre menino e menina.
6 - Ensinar músicas que trabalham com esse tema, como Cabeça, Ombro, Joelho e Pé, Minha Boneca de Lata, Desegonçado da Bia Bedran...
7 - Desenhe um caminho no chão com giz colorido (como o de uma trilha tradicional). A cada rodada alternar as solicitações.
7.1 - Individual
A. Caminhe sobre a trilha colocando um pé em cada quadrado. Não pode parar com os dois pés em um mesmo quadrado.
B. Repita o mesmo movimento anterior andando de costas.
C. Pise com os dois pés juntos, dando um pulinho, em um quadrado de frente e no seguinte de costa.
7.2 - Em duplas: Uma dupla por vez caminhará pela trilha.
A. A dupla entra no primeiro quadrado, de mãos dadas e equilibrando-se em um pé só. As crianças deverão percorrer a trilha pulando e sem soltar a mão.
B. Colocar objetos dentro de alguns quadrados (a cada dois quadrados). Pode ser uma bola de tênis, uma peteca, um livro...As duplas deverão se manter de mãos dadas e caminhar pela trilha colocando os pés inteiros no chão. Elas não  podem ficar na ponta dos pés nem pisar fora do quadrado.
7.3 - Em trios: A cada etapa chame dois trios, que deverão ficar fora da trilha e responder a uma charada.
A. Entrar no terceiro quadrado depois da linha de saída.
B. Quanto é 3 + 3? Entre no quadrado que corresponda o resultado dessa conta.
__Para cada solicitação haverá um único quadrado certo para entrar. O trio que entrar primeiro ganha dez pontos e o outro marca apenas cinco pontos pela participação. Anotar a pontuação.
__ Entregar um giz para cada trio e, quando você apitar, uma das crianças deverá desenhar o que você solicitou. O primeiro trio que terminar marca dez pontos. Ex.: desenhe dentro de qualquer quadrado: uma fruta, uma pessoas, um animal, uma letra, um brinquedo...
__ Repita a brincadeira até que todas as crianças tenha desenhado.
8 - Diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo correctamente o nome. Numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
9 -  Este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. Numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda. Após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:


  • Fechar com força a mão direita;




  • Fechar com força a mão esquerda;




  • Levantar o braço direito;




  • Levantar o braço esquerdo;




  • Bater o pé esquerdo;




  • Bater o pé direito;




  • Mostrar o olho direito;




  • Mostrar o olho esquerdo;




  • Mostrar a orelha direita;




  • Mostrar a orelha esquerda;




  • Levantar a perna esquerda;




  • Levantar a perna direita.

  • Inicialmente, a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.

    quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

    Livro do nome

    Confeccionando com os alunos um livro do nome.



    Conhecendo o meu nome

    1 – História do nome.
         
    Objetivo: Conhecer a origem do  seu nome.

    Material: Folhas de papel ofício.

    Procedimento:
    ·        Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
    ·        Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome?   - Por que me chamo...?  O que significa... ? Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)

    Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.

    Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.

    Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.
    2 – Fichário:

    Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
    Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.

    Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
    Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.

    Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.

    3 – Lista de Palavras:

    Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.

    Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.

    Procedimentos:
    ·        Explorar com  a classe a letra inicial do nome.
    ·        Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
    ·        Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
    ·        Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
    ·        Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.

    Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.

    Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
    4 – Letras Móveis:

    Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.

    Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...

    Procedimentos:
    ·        Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
    ·        Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de  seus nomes.

    Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.

    Observações:
    ·        Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
    ·        Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.

    5 – Bingo:

    Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

    Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.

    Procedimento:
    ·        Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
    ·        O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
    ·        Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
    ·        As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
    ·        A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

    Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.

    Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.


    6 – Dança da Cadeira:

    Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.

    Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.

    Procedimentos:
    ·        O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
    ·        Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-nas nas cadeiras.
    ·        Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

    Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.

    7 – Corrida dos Balões:
    Objetivo: Escrever seu nome.

    Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.

    Procedimentos:
    ·        Formar as crianças em duas filas.
    ·        Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
    ·        Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
    ·        A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.

    8 – Jogo dos Dados:

    Objetivos:
    ·        Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
    ·        Reconhecer as letras do seu nome.
    ·        Ordenar as letras que compõem seu nome.

    Materiais:
    ·        Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
    ·        Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
    ·        Fichinhas com as letras.

    Procedimentos:
    ·        Distribuir os alunos em pequenos grupos.
    ·        Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.

    Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.

    9 – Sapata ou Amarelinha:

    Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.

    Materiais: Pedrinhas e giz.

    Procedimentos:
    ·        Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
    ·        Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
    ·        O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?

    Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.
    Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.

    Descobrindo meu eu...

    Dinâmica do Tesouro
    ·        Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.
    ·        O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
    ·        Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.
    ·        Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
    ·        A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
    ·        Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
    ·        O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
    ·        Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.
    ·        A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.

    Após a dinâmica questionar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações com as seguintes perguntas:
    __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho? __ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?
    Assim o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.

    __Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas. __Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
    __ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.

    Hoje tem marmelada???

         Trabalho que desenvolvi com meus alunos de educação infantil no dia do Circo...
        Confeccionando um palhaço de bexiga. Eles amaram...




    Móbile pra enfeitar a sala

    O Circo chegou!

        Quem nunca foi ao circo? Quem nunca sonhou ser uma bailarina, um trapezista, um mágico ou até mesmo um palhaço?
        Não podemos negar o quanto esse mundo de sonho mexe com a gente, o quanto ele nos faz imagir e desse modo não é diferente com os nossos pequenos.
        Que tal levar esse mundo mágico pra dentro da sala de aula?
        Como dia 27 de março é comemorado o Dia do Circo não é nada mais justo proporcionar aos nossos alunos uma aula prazerosa e facinante, com atividades que divertem, integram, desevolvem habilidades motoras e ensinam a respeitar os profissionais desse mundo mágico, cheio de cores, alegria e desafios.

        Estratégias e atividades:
        1° Conversar com as crianças sobre o tema: se sabiam o que significava a palavra circo; se já tinham ido a esse local; o que achavam das pessoas que trabalham no circo...

        2° Desenvolver atividades escritas, faladas e vivenciadas por elas.

        3° Atividades divididas por dia:
        __ Com desenhos: coordenação, pintura diversas, recorte e colagem; técnicas diversificadas.
        __ Teatro.
        __ Livros infantis (Tem bicho no Circo, de Ziraldo, Ed. Melhoramento; O Circo da lua, Eva Furnari, Ed. Ática; O Circo chegou, de Lucia Pimentel Goes, Ed. Scipione; O Circo de Roseana Murray, Ed. IBEP Nacional...).
        __ Brincadeiras (Equilibrista - estique cordas no pátio e peça para as crianças andarem sobre elas, equilibrando-se; Malabarista - Entregue varetas de pipa e pratinhos de papel às crianças. Elas deverão prender os pratinhos nas varetas com fita adesiva e brincar de equilibrar a vareta na palma da mão.)
        __ Poesias, textos diversos.
        __ Massa de modelar...

        4° Pedir as crianças que tragam fotos de palhaços e se maquiem conforme o modelo.

        5° História coletiva - Inicie dizendo: "Fomos ao crico e ...".Os alunos devem dar continuidade à história equanto o professor escreve no papel. Qundo a história estiver pronta, leia-a para a turma.

        6° Musicalização: A elefanta Bila Bilú da Xuxa - dançar fazendo os getos de acordo com a música; O Circo chegou de Rui Grudi - em  roda cada palhacinho (alunos) deverá ir até o centro da roda e de acordo com a melodia da música deverão dançar criando gestos e os outros imitarão.
    História Cantada - Coleção disquinho O Leão Cantor...
    Trilha sonora - Circo, músicas interpretadas pelos Parlapaões e palhaços Arrelia, Picolino e Pururuca; O Grande Circo Místico de Edu Lobo e Chico Buarque.

         7° Exercício rítmico: A Bailarina
                                        Um passo pra cá
                                        Um passo pra lá
                                        Correndo pra frente e voltando ao lugar
                                        Palminhas vou bater
                                        Um pulo eu vou dar
                                        Uma roda bem bonita
                                        Trá-lá-lá sempre a cantar.
                        (Algumas dicas de atividades foram retiradas das Revistas Criar, 2007 e Guia Prático para professores de Educação Infantil,2009.)

       

           






      

       

    terça-feira, 17 de janeiro de 2012