"É preciso que a criança conheça e compreenda seu corpo para controlar seus movimentos." Roberto Giancaterino
Trabalhar o esquema corporal na aprendizagem dos pequenos, faz com que eles deste de cedo identifiquem as partes do corpo, desenvolvendo assim a percepção, a autonomia e a representação espacial.
Atividades e estratégias
1 - Em roda incentivar as crianças observar e perceber seu corpo e os de seus colegas . Pode utilizar um espelho para que todos possam olhar seu reflexo e verbalizar o que veêm , nomeando as partes do corpo.
2 - Dividir com as crianças folhas ao meio. Em uma parte, cada um deverá desenhar seu próprio corpo e na outra metade, o coleguinha ao lado. Fazer uma exposições com as produções , valorizando o trabalho da turma.
3 - Desenhos das partes (separadas) do corpo colados no papel-cartão com pedaços de velcro na parte de trás de cada uma das peças. Num pedaço de feltro fixado na parede ou na lousa, no tamanho adequado para as crianças brincarem. Fixar as ilustraçoes das partes do corpo para formar o menino e a menina. Peça que observem e percebam as semelhanças e as diferenças. Após pedir que cada um montem esses bonecos de olhos vendados. Cada um em sua fez colocará as peças no lugar onde achar mais adequado, até montar o boneco.Então, retirar a venda e peça que os alunos observem os resultados, analisando os erros e os acertos. As crianças notarão que perceber a figura pelo tato é completamente diferente de construir uma imagem visual dela, a exploração visual e maior que a tátil.
4 - Com o papel kraft escolher um menino e uma menina e pedir que deitem sobre a folha, para que as outras crianças contornem seus corpos utilizando giz de cera. Depois, todos deverão completar o contorno feito, desenhando olhos, nariz, boca, cabelos, orelhas, roupas...
5 - Falar sobre o corpo humano, suas funções e as semelhanças e as diferenças entre menino e menina.
6 - Ensinar músicas que trabalham com esse tema, como Cabeça, Ombro, Joelho e Pé, Minha Boneca de Lata, Desegonçado da Bia Bedran...
7 - Desenhe um caminho no chão com giz colorido (como o de uma trilha tradicional). A cada rodada alternar as solicitações.
7.1 - Individual
A. Caminhe sobre a trilha colocando um pé em cada quadrado. Não pode parar com os dois pés em um mesmo quadrado.
B. Repita o mesmo movimento anterior andando de costas.
C. Pise com os dois pés juntos, dando um pulinho, em um quadrado de frente e no seguinte de costa.
7.2 - Em duplas: Uma dupla por vez caminhará pela trilha.
A. A dupla entra no primeiro quadrado, de mãos dadas e equilibrando-se em um pé só. As crianças deverão percorrer a trilha pulando e sem soltar a mão.
B. Colocar objetos dentro de alguns quadrados (a cada dois quadrados). Pode ser uma bola de tênis, uma peteca, um livro...As duplas deverão se manter de mãos dadas e caminhar pela trilha colocando os pés inteiros no chão. Elas não podem ficar na ponta dos pés nem pisar fora do quadrado.
7.3 - Em trios: A cada etapa chame dois trios, que deverão ficar fora da trilha e responder a uma charada.
A. Entrar no terceiro quadrado depois da linha de saída.
B. Quanto é 3 + 3? Entre no quadrado que corresponda o resultado dessa conta.
__Para cada solicitação haverá um único quadrado certo para entrar. O trio que entrar primeiro ganha dez pontos e o outro marca apenas cinco pontos pela participação. Anotar a pontuação.
__ Entregar um giz para cada trio e, quando você apitar, uma das crianças deverá desenhar o que você solicitou. O primeiro trio que terminar marca dez pontos. Ex.: desenhe dentro de qualquer quadrado: uma fruta, uma pessoas, um animal, uma letra, um brinquedo...
__ Repita a brincadeira até que todas as crianças tenha desenhado.
8 - Diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo correctamente o nome. Numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
9 - Este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. Numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda. Após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:
Fechar com força a mão direita;
Fechar com força a mão esquerda;
Levantar o braço direito;
Levantar o braço esquerdo;
Bater o pé esquerdo;
Bater o pé direito;
Mostrar o olho direito;
Mostrar o olho esquerdo;
Mostrar a orelha direita;
Mostrar a orelha esquerda;
Levantar a perna esquerda;
Levantar a perna direita.
Inicialmente, a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
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