segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Receba a Nova Turma com Alegria!

"O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção de atividades para os alunos. Propricie um retorno agradavél aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar." Sâmia Gabriela Teixeira

    Dica: Apresenta-se para os alunos contando um pouco sobre você. Fale, por exemplo, por que você gosta de dar aula. Assim você se humaniza e cria vínculos com eles mais facilmente.

    Veja algumas sugestões de dinâmicas que estimulam a autoestima, a interação, o autoconhecimento, a criatividade, a linguagem oral, a expressão corporal, a percepção auditiva, a integração, a adaptação e alivia tensões dos alunos.
    Bombom Surpresa: Escreva nas tiras de papel algumas tarefas para os alunos desepenharem no momento da dinâmica, por exemplo: dê um abraço no colega da esquerda/direita; diga uma mensagem ao colega à sua esquerda/direita; apresente-se para seus colegas dizendo uma de suas qualidades; apresente-se aos seus colegas dizendo o que é amizade pra você; olhe para seu colega da direita/esquerda e fale uma mensagem de boas vindas para ele. Cole com fita adesiva uma tira de papel dobradinha em cada bombom. Forme uma roda com todos os alunos em pé. Cada um escolherá um bombom de acordo com sua preferência. Depois que todos estiverem com os seus bombons, cada um na sua vez deverá fazer o que está indicado na tira de papel colocada no bombom.

    Massagem Coletiva: Para que se socializem melhor e relaxem, peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas para fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente muito mais agradável.

    História Cantada:







    Qual a criança diferente?: Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede. As crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.

    Varal de Histórias: Cada criança deve levar uma foto, objeto ou desenho e relato escrito por seus pais sobre o que aconteceu nas férias. Depois, pedir que a  criança apresente o material escolhido e leia em voz alta o relato dos pais.Após a atividade, monte um varal, dentro da sala de aula ou em outro espaço e pendure os objetos, fotos e desenhos para que todos possam ver.

    Através dos desenhos, dos coloridos e das pintura podemos verificar como os alunos se expressam. Assim podemos notar que através disto eles realizam experiências importantes e significativas para o seu desenvolvimento.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário